O projeto

A Revista Adventista mantém uma longa tradição na divulgação de falecimentos. O periódico impresso pela Igreja Adventista do Sétimo Dia no Brasil começou a fazer esse tipo de divulgação em janeiro de 1908, quando ainda se chamava Revista Mensal, e continua a fazê-lo até hoje. Desde então, mais de 15 mil nomes já foram homenageados na seção, atualmente denominada Memória.

No contexto da atual pandemia, o espaço que antes costumava ter uma página chegou a ter até três em algumas edições, reflexo do número significativo de adventistas que morreram em decorrência de complicações causadas pela Covid-19. Para se ter uma ideia, até agosto, a Igreja Adventista ao redor do mundo já havia registrado a perda de 17 mil membros para o coronavírus, embora esse número provavelmente seja bem maior. Conforme mostra esse levantamento feito pelas sedes continentais da denominação, somente no Brasil foram contabilizadas 5,7 mil mortes.

O que foi noticiado na seção Memória das edições de junho de 2020 a outubro de 2021 (cerca de 100 falecimentos por Covid-19) representa, portanto, uma pequena parte desse universo. Isso nos levou a pensar na importância de criar também uma plataforma virtual dedicada exclusivamente à memória de adventistas brasileiros que morreram em razão da atual crise sanitária. Um site que permitisse às famílias e conhecidos das vítimas submeter informações e fotos, prestando, assim, sua homenagem.

Além disso, esperamos que este ambiente potencialize o alcance das notas de falecimento, tornando a seção conhecida de outros públicos, e facilite o acesso às informações que poderão gerar estudos relevantes para a igreja no futuro.